terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

“The Soviet Story” (A História Soviética)


Antes do filme Katyn [1] do Lincoln Center, Andrzej Wajda deu ao público uma lição de história muito importante, explicando a aliança Soviético-Alemã durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial. Quando ele concluiu, Wajda recebeu uma bem merecida aclamação de pé. No entanto, pelo seu levantamento profundo dos crimes Soviéticos contra a humanidade, incluindo a cooperação dos Soviéticos com o Terceiro Reich, o diretor Letão Edvins Snore foi queimado em efígie por Neo-soviéticos Russos. Este é um abominável crachá de honra. O filme que você não deveria ver é intitulado The Soviet Story (A História Soviética) e ele foi exibido em Nova York no dia 24 de outubro de 2008.

Desde a sua criação, a história da União Soviética foi escrita com sangue. Como ex-dissidente soviético (agora essencialmente um dissidente mais uma vez sob o regime Putin) Vladimir Bukovsky explica: "Quando os comunistas chegam ao poder, não interessa onde, pode ser na Rússia, na Polônia, em Cuba, na Nicarágua, não interessa, na China. Inicialmente eles destroem em torno 10% da população [a fim de] reestruturar o tecido da sociedade".

Soviet Story age como uma correção eficaz à noção popular de que a experiência comunista só se tornou horrível quando Stalin subiu ao poder. O filme documenta ordens determinando execuções em massa, estimado em dezenas de milhões, originados com o pai da revolução, Lênin. Ainda assim, é difícil de superar a enorme capacidade maligna de Stalin para o terror. Por exemplo, o uso deliberado da fome para pacificar a Ucrânia é explicado em detalhes. Num crime contra a humanidade, em grande parte ignorado pelo Ocidente, sete milhões de ucranianos foram intencionalmente mortos pela fome na República previamente isolada; gêneros alimentícios foram confiscados sob a mira do Exército Vermelho.

O coração do Soviet Story explora as estreitas semelhanças ideológicas e o bárbaro conluio entre os Socialistas Soviéticos de Stalin e os Nacional-socialistas de Hitler. Existe uma misteriosa seqüência justapondo tematicamente cartazes de propaganda semelhantes de ambos os regimes, lado a lado na tela. Ainda mais condenatórios são os documentos que Snore revela estabelecendo ligações estreitas entre a SS e o NKVD Soviético (a precursora da KGB), discutindo, entre outras questões, a "Questão Judaica." Eles não apenas conversaram – eles dividiram entre si a Polônia e, pela iniciativa de Stalin, demarcaram suas reivindicações para o resto da Europa.

Soviet Story é mais devastador ao discutir as maneiras pelas quais a mais avançada máquina assassina Soviética serviu de inspiração e modelo para o Holocausto. Segundo informação do ex-oficial da antiga União Soviética Viktor Suvorov: "Uma delegação da Gestapo Alemã e SS vieram para a União Soviética para aprender a construir campos concentração."

Snore produziu uma arrepiante acusação da experiência soviética com o socialismo. Ele chama testemunhas muito convincentes, incluindo Bukovsky, e os eloqüentes historiadores de Cambridge Norman Davies e George Watson. Como prova, ele produz um chocante filme de arquivos e documentos. No entanto, como o filme deixa bem claro, nenhuma das pessoas que fizeram (e ainda fazem) o trabalho sujo Soviético jamais enfrentaram a justiça pelos seus crimes. Como foi dito, Snore tem produzido um apaixonado, mas completamente fundamentado documentário contra o regime Soviético. Sua única falha é a utilização periódica de títulos animados, o que se parece com os enormes comerciais do Canal de História Especial.

Embora este seja um período da história sobre o qual me considero bem versado, a opressão comunista foi tão cruel e penetrante que Soviet Story pôde catalogar muitos horrores que eu não estava previamente ciente. Provavelmente o aspecto mais assustador do filme é a sua ocasião oportuna, lançando luz sobre como o regime Putin cada vez mais abraça suas raízes stalinistas. Quem pretende continuar pensando que é bem-informado deve ver o filme Soviet Story.
Nota:
[1] Segundo O Livro Negro do Comunismo, o Exército Vermelho fuzilou 4.500 oficiais poloneses na floresta de Katyn. Até 1989 o governo comunista da Polônia e os comunistas do mundo inteiro atribuíram o massacre aos alemães.
Tradução e adaptação: Wellington Moraes

Formato: AVI
Qualidade: Ótima (720x576)
Tamanho: 822MB
Duração: 86 Min.
Legenda em Português

Obs. - Após descompactar o arquivo RAR, mantenha o arquivo da legenda(SSA) no mesmo diretório do filme(AVI) e com o VLC media player . Dependendo do player usado e/ou de suas configurações, talvez seja necessário "habilitar legenda".

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre o filme do Che Cascão

O Walter Salles, banqueiro, fez um filme sobre esse crapula, o creetino Diarios de motocicleta. O titulo é idiota e o diretor mais ainda, pois se a revolução marxista vingar no Brasil, tipos como o banqueiro metido a diretor serão os primeiros a enfrentar o paredão.

- A esquerdalha está PUTA DA VIDA! Dizendo que o cara tinha que ter sido "preparado" - eu não sei como essa gente não tem VERGONHA de escrever tanta imbecilidade, palavra de honra! O camarada tinha que ter sido ADESTRADO pra ver se o vexame era menor!

Não tem adestramento que dê jeito, imbecis - não tem "preparação" que torne convincente a defesa de um psicopata sanguinário e de um regime tirânico e assassino - além de FRACASSADO, monumentalmente fracassado, retumbantemente fracassado!

Grato pela gagueira e pelos engasgos, del Toro - valeu! Não só por serem a expressão da sua óbvia estupidez e hipocrisia, como também por ter provocado manifestações de raivinha da patetalha nafionáu bravilêra, que está efperneando pacacete, como era de se esperar! De agora em diante, vou chamar você de "del Orango", tá legal? Não precisa agradecer: você MERECE!

http://br.youtube.com/watch?v=IZGTV6FbBXM&eurl=http://www.o-mascate.blogspot.com/