segunda-feira, 1 de março de 2010

Instituto Federalista RS visita o Grão Mestre

Dentro dos objetivos do Instituto Federalista RS, de criar e fortalecer parcerias produtivas no tocante a divulgação do federalismo, representantes do Instituto estiverem reunidos com o Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, Gilberto Mussi, no dia 24 de fevereiro, em seu Gabinete na Grande Loja.

Os representantes do Instituto no RS, que estavam presentes na reunião, Cezar Roedel (Cônsul Federalista) e Auri Rodrigues, juntamente com o Presidente Nacional, Thomas Korontai –iniciaram na oportunidade um diálogo mais próximo com a Instituição, que vem reunindo esforços para promover uma reforma no “pacto federativo” junto a sociedade.

No dia 04 de novembro de 2009, a Maçonaria Unida do RS (Grande Loja do Rio Grande do Sul, Grande Oriente do Rio Grande do Sul e Grande Oriente do Brasil RS), promoveram evento na Assembléia Legislativa do Estado para debater a reforma do pacto federativo, abrindo um importante precedente na história do Rio Grande do Sul, que sempre teve uma forte ligação com o federalismo.

De acordo com o Cônsul do Instituto Federalista RS, Cezar Roedel, “a abertura de diálogo com instituições que divulgam e promovem a importância do federalismo, é fundamentalmente estratégico para a consolidação do Instituto no RS”.

Thomas Korontai, Presidente do Instituto em nível nacional, ressaltou o quão importante é para o Brasil, que o Rio Grande do Sul inicie este debate sobre o federalismo e congratulou a Maçonaria Gaúcha ao também promover este debate na sociedade”. Destacou também que o movimento desperta a consciência da necessidade de uma reengenharia do modelo de Estado Brasileiro, abrindo o caminho para um federalismo mais amplo, através do qual, “cada estado e município tenham seus próprios bolos, produzidos com suas próprias receitas, e o Governo Central o seu, pois não há mais como continuar disputando migalhas do grande bolo central, já que concentra cerca de 75% de toda a arrecadação nacional.
Informativo de 27/02/2010 do Instituto Federalista


.

Nenhum comentário: