sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ligações Óbvias

Sem -terra em protesto pró Venezuela

Militantes do MST que ocupam o Incra em Recife desde o último domingo deixaram ontem a sede da autarquia para fazer um protesto em favor da Venezuela e contra os Estados Unidos pelas ruas do centro. Com apitos, cartazes, carros de som, eles ocuparam a rua Gonçalves Maia, onde fica o Consulado dos Estados Unidos, onde queimaram a bandeira do país e atiraram lixo na sede do consulado. Os sem-terra ainda prestaram apoio à "Revolução Democrática e Pacífica Bolivariana" e " solidariedade ao Presidente Hugo Chávez, ao Governo Venezuelano e ao resistente povo da Venezuela", segundo nota divulgada.

Para o coordenador do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, o protesto teve um simbolismo:" Um dia os povos dessa América devolverão aos EUA todo o lixo que ele tem depositado em nosso continente durante décadas".

João Wainer/ Folhapress
Integrantes do MST realizam protesto em favor da Venezuela e contra os Estados Unidos, no Recife (PE).

Diário do Comércio


Farc matam 4 soldados colombianos em emboscada com explosivos O episódio ocorreu na terça-feira à noite, mas só foi divulgado nesta quinta.

Bogotá, 29 jul (EFE).- Quatro soldados morreram e outros dois ficaram feridos nas mãos de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que os emboscaram com explosivos em uma área montanhosa do noroeste da Colômbia, informaram hoje fontes militares.

As vítimas pertenciam a um grupamento de infantaria ligado à 4ª Brigada do Exército Nacional, que informou sobre o ataque em comunicado.

O episódio ocorreu na terça-feira à noite quando os militares avançavam em "uma missão tática de registro e controle militar de área" sobre a linha de transmissão elétrica entre a central hídrica de San Carlos e as jazidas de mineração de Cerro Matoso.

Diário do Comércio



Sacerdote que abençoou posse de Evo é preso com 240 kg de cocaína
Valentín Mejillones foi preso em casa processando a droga vestido com suas roupas cerimoniais.



Valentín Mejillones, o sacerdote aimará que abençoou a posse de Evo Morales em janeiro, foi preso com 240 quilos de cocaína líquido, ao lado de um casal de colombianos, nesta quinta-feira, 29.

De acordo com o diretor do departamento antinarcóticos da polícia boliviana, ele foi detido na noite de terça-feira em sua casa, em El Alto, na Grande La Paz, processando cocaína, vestindo suas roupas cerimoniais. O filho do sacerdote e um casal de colombianos ainda não identificado pela polícia estavam no local do crime.

"Fui enganado pelos colombianos, não tenho nada a ver com isso. Lhes fiz um favor, me disseram que iam fazer pastilhas de ervas e pomadas", disse o acusado.

"Não importa quem seja, a pessoa que cometeu irregularidades deve submeter-se à lei", disse o vice-presidente Alvaro Garcia. "Não foi escolhido pelo presidente, mas pelos religiosos andinos".

Segundo a polícia, a cocaína foi avaliada em US$ 300 mil. O forte cheiro de produtos químicos que exalava da casa fizeram os vizinhos acionarem as autoridades.

O sacerdote de 55 anos participou da posse do segundo mandato de Evo, em um rito andino celebrado no maior tempo arqueológico da Bolívia. Mejillones tem o título de amauta, o maior líder espiritual da religiosidade andina.

Diário do Comércio


.

Nenhum comentário: