sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Documento com foto para votar. Quem ganhou e quem perdeu.

A três dias das eleições, o STF suspendeu a validade do trecho da minirreforma eleitoral, que obrigava o eleitor a mostrar o título de eleitor e mais um documento com foto para poder votar. Agora, o título de Eleitor não será mais necessário e o eleitor que comparecer em sua seção eleitoral só com o título de eleitor não poderá votar.

O Ministro Peluso disse o óbvio: a decisão do Supremo corresponde, na prática, à extinção do título eleitoral.

E a piada já corre na internet:

Um português pergunta ao conterrâneo:

- Sabes a última do brasileiro?
- Não.
- Para votar no Brasil vale qualquer documento, exceto o Título de Eleitor.


Piadas a parte, quais interesses estavam em jogo?

O PT ganhou a mão, mas queria o braço inteiro.

Na ação ajuizada, o PT pretendia derrubar a Lei e restaurar a situação anterior, como era até a eleição passada, quando era possível votar só com o título de eleitor ou só com um documento com foto, ou seja, podia-se votar com UM só documento, mesmo sem foto.

O motivo é claro; segundo o pronunciamento do Ministro Veloso em 2005, quando era presidente do TSE, cerca de 30 milhões de eleitores (do Norte e do Nordeste) não tem um documento com foto. Derrubando a Lei, esses 30 milhões de votos não seriam perdidos pelo PT. Além disso, se 30 milhões não tem UM documento com foto, a exigência de DOIS documentos impediria de votar um numero maior ainda de eleitores, ou seja, MAIS de 30 milhões não tem DOIS documentos.

O STF tinha três escolhas:
a-) Manter a Lei e exigir DOIS documentos(o PT perderia mais de 30 milhões de votos)
b-) Alterar a Lei e exigir somente UM documento com foto(o PT perderia 30 milhões de votos)
c-) Derrubar a Lei e validar a apresentação só do titulo de eleitor(o PT não perderia votos, mas voltaria a insegurança anterior e seria muita "bandeira")

Como no caso do julgamento da Reserva Raposa do Sol, aprovada com ressalvas, o STF ficou em cima do muro e "jogou" na coluna do meio.

A militancia petista agora fundou o MSF, Movimento dos Sem Foto, e está esperneando e alegando GOLPE e acordos misteriosos entre o TSE e o candidato Serra.

Até quando a esquerda ganha, alega que perde.

Ora, com a nova regra, o PT passa a perder MENOS votos do que perderia sem a alteração da Lei. Isso é DERROTA ou VITÓRIA para o PT? Qual foi a golpe então?

O PT recorrer na última hora, a três dias do pleito, para alterar Lei já votada e aprovada pelo congresso, na época aplaudida pelo PT, sancionada pelo presidente, perder dinheiro com propaganda de obrigatoriedade de dois documentos, mais dinheiro para desfazer o que foi feito, do nosso imposto, significa apenas que o STF se desdobrou para favorecer uma DIMINUIÇÃO de perda de votos para o PT, dando só a mão a quem queria o braço inteiro.

Foi golpe?
Sim, contra o Serra!


.

Nenhum comentário: