quinta-feira, 14 de julho de 2011

Raposa Serra do Sol hoje - a fronteira do abandono.

Parte 01
Raposa Serra do Sol hoje - a fronteira do abandono.

No extremo norte do país, em uma região estratégica para a segurança nacional, o cenário é de miséria e segregação. Dois anos depois da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, a segurança na fronteira ficou comprometida e a economia do Estado enfraqueceu.

A imensa faixa de terra, antes ocupada por fazendas e plantações, agora abriga poucas comunidades que sofrem com o desemprego e o descaso. A partir desta quarta-feira, o Jornal da Band exibe uma série de reportagens especiais sobre essa fronteira do abandono.

.



Parte 02
Raposa Serra do Sol hoje - a fronteira do abandono - Parte 2 (participação do Gen Heleno)
Com estradas mal conservadas, que prejudicam o acesso à educação e à saúde, a reserva Raposa Serra do Sol, no norte de Roraima, não garante melhores condições de vida para os índios que vivem lá.

Os índios que vivem na região reclamam da situação. Mas muitos preferem ficar sem as estradas, longe da presença dos brancos.


.



Parte 03
Raposa Serra do Sol hoje - a fronteira do abandono - Parte 3 (participação do Gen Heleno)
Com a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, há dois anos, o arroz deixou de ser a principal fonte de renda no norte de Roraima. O esvaziamento econômico da região abriu espaço para o contrabando de gasolina - crime que cresce na fronteira do Brasil com a Venezuela.


A segurança nacional também fica comprometida por causa da resistência dos índios à presença dos militares.


.

9 comentários:

Jurema Cappelletti disse...

É para berrar, mesmo!

E me junto ao Berro da Formiga para BERRAR BEM ALTO contra esse abuso, contra esse deboche esquerdóide que se instalou e pretende se eternizar tanto no Brasil quanto na América do Sul.

DIA PRIMEIRO DE AGOSTO VAMOS PARAR TUDO O QUE PUDERMOS, INCLUSIVE A INTERNET PARA MOSTRAR NOSSA INTOLERÂNCIA.

Jurema Cappelletti

Anônimo disse...

Tenho terras compradas a quase 40 anos no municipio de Gaúcha do Norte MT, tenho 2 pousadas as margens do rio Culuene ou Kuluene, nunca desmatei nata, só preservo e aqui tenho eco Turismo e pescaria esportiva. Agora os Indios do Alto Xingu, querem desapropriar 26.000 ha de terras por aqui, abrange os Municipios de Gaúcha do Norte e Canarana, pega fazendas produtivas de soja e gado, inventaram uma tal de Etnia Noruvôto que seriam donos desta área, eu a quase 40 anos aqui nunca vi um indio dessa etnia

Anônimo disse...

Continuando, este pedaço de terra vai ficar igual a Raposa Seera do Sol depois, tudo abandonado, tenho vários indios que pensam como eu, mas a maioria quer nos desalojar, estamos nos defendendo, mas a área já sai no mapa demarcada, eles tem milhares de ha dentro do parque Nacional do Xingu, mas querem é vir mais para perto das cidades, aliás, Canarana MT já tem centenas de indios morando na cidade.

Marilda Oliveira disse...

(A verdade sobre a Raposa/Terra do Sol) Não é irônico que o governo separe uma grande área para uso exclusivo dos índios, que dependem (culturalmente) de um ambiente ecologicamente intacto, e depois queira fazer uma hidrelétrica sem consultar os mesmos? Quem teria grandes interesses em uma imensa área não-vigiada, povoada por uma minoria que está em parte aculturada e não será nômade? As ONGs de fachada, que existem aos montes, explorando nossas riquezas biológicas. Porque ELAS SIM teriam autorização pra operar lá dentro, sem nenhum homem-branco (leia-se Estado) vigiando. O Ibama é uma piada de mau gosto, tanto que a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou o cargo após tanto reclamar da falta de interesse pelo meio-ambiente no governo Lula (não é exclusividade desse governo, entretanto). Há também uma outra classe de exploradores ilegais, os contrabandistas de minérios que existem aos montes, mas cujo vínculo com o Governo não era conhecido até o sr. Marcos Valério, na CPI dos Correios, deixar escapar que "levou o pessoal do BMG (que explora Nióbio em Araxá) ao José Dirceu para negociar nióbio". Pergunto? e o Lula viu e fez que não viu? mesmo sabendo que estas riquezas resolveria o problema previdenciário, social e de saúde no Brasil?
http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com/2008/12/niobio-minerio-brasileiro-parte-01.html
http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com/2010/05/roraima-amazona-riquezas-cobicadas.html

Marilda Oliveira disse...

Vejam o depoimento de Rebeca Santoro sobre Roraima.
http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2009/01/roraima-stj-black-water.html

Marilda Oliveira disse...

Vejam, colhí em um site de Roraima.
Ao inferno todos esses ambientalistas nojentos, já estou farto deles querendo barrar qualquer tipo crescimento da minha terra.
__________________
Boa Vista/RR: «RELAXE E CONHEÇA!» 1 2 3 4 5 6 7 8 | RR 2 3 (int.) | AM (int.), MAO | FORTAL
RORAIMA, — O PRÓXIMO IMPÉRIO
Leiam matéria completa no link abaixo e clicando cada número.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=490447 (ítem 1)

Marilda Oliveira disse...

É importante analisar todos os crimes que estão sendo cometidos no Amazonas
para entendermos, as estratégias planejadas pelos políticos atuantes corruptos e omissos, interessados em seus próprios bolsos.
Leiam:http://brasileafragilrepublica.blogspot.com/2011/07/ponte-rio-negro-iranduba-manaus-am.html

Marilda Oliveira disse...

Eu, como cidadã brasileira permaneço indignada com a omissão do governo, induzindo as FA brasileira no mesmo caminho das "FA mercenárias dos EUA". Os índios não conseguem enxergar além; passou da hora das Forças Armadas brasileiras intervirem para conter estes crimes cometidos contra o fragilizado povo brasileiro principalmente os índios; e tudo pela ganância, pelas terras que abaixo delas, renderá a eles (EUA e europeus representados pelas ONGs) ouro,esmeraldas, petróleo, nióbio e outras riquesas minerais que somente no Brasil tem. E tudo o que está acontecendo de pior hoje em Roraima/Amazôna brasileira, devemos responsabilizar a imprudência, a omissão... do STF(Supremo Tribunal Federal) que ao demarcar as terras contínuas da Raposa, apenas virou à página; e, ao omisso e conivênte ex-presidente Lula da Silva, que assinou a página virada assinada pelo STF, em obediência as determinações do ministro[.]/Yankee Mangabeira Unger que redigiu, exigiu,cobrou a MP158 s/a "privatização" da Amazônia, e o pior...esteve na Raposa/Roraima apenas com o padre e +1 pessoa que pode participar da sua reunião com os índios, não permitiu a presença das FA e da PF porque?... após a assinatura da MP158 pelo Lula-Lá fugiu para os EUA, e o ex-presidente Lula da Silva assinou... obedecendo o boneco de recado dos EUA Mangabeira Unger, sem se importar com suas promessas de campanha política quando dizia: que as terras brasileiras pertencem aos brasileiros e não aos Yankees.

Anônimo disse...

Para quem pensa que o que está acontecendo na reserva Raposa Serra do Sol é coisa da esquerda, estão enganados. Isso é um golpe internacional, orquestrado pela Inglaterra, cujo representante no Brasil é o príncipe Charles. Às vésperas da votação da demarcação contínua da reserva no Supremo Tribunal Federal em março de 2010, o príncipe Charles tinha acabado de fazer uma visita oficial ao Brasil. A visita dele quase não foi divulgada, e a "coincidência" com a votação sobre a marcação da reserva é algo intrigante.

Mônica