sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Impixamento de Lula

Perguntado sobre a polêmica entre a Igreja Universal do Reino de Deus e os jornais Folha de S. Paulo e O Globo, Lula defendeu a atitude dos fieis de Edir Macedo e a série de ações na Justiça.

"A pessoa que se sinta atingida que vá à Justiça"

Ontem à noite, o ministro Carlos Ayres Britto, do STF, concedeu uma liminar anulando os efeitos de vários artigos da Lei de Imprensa em resposta a uma ação impetrada pelo PDT. A liminar suspende todos os processos e condenações existentes no País com base nessa legislação que é conflitante com a constituição de 1988 e da época da ditadura(1967), na qual foram baseadas as ações movidas pelos obreiros do Sr. Macedo.
O ministro alertou ainda que a lei deve ser mudada pelo Congresso porque estaria em descompasso com o momento político atual:

"Certos dispositivos da Lei de Imprensa entram em rota de colisão com a Constituição que defende a liberdade de expressão"

"A nova ordem constitucional é exigente de uma lei de imprensa compatível com ela, que trate a imprensa com carinho com o apreço elevadíssimo que a Constituição fez. A imprensa não é para ser cerceada. Não é para ser embaraçada. É para ser facilitada e agilizada"

No dia seguinte ao discurso de Lula, a ONG Brasil Verdade, coincidindo com os conselhos do Presidente protocolou uma ação sob nº 2008.60.00.002247-9.

Trata-se de uma ação inovadora de Impeachment Judicial ou seja, diferentemente do Impeachment Politico, não ficará dependente da vontade dos Deputados e Senadores e estará processando 19 pessoas: o próprio Presidente da República, sua esposa, sua filha, os responsáveis pelas compras irregulares do Presidente e seus parentes assim como os pilotos do avião presidencial, pretendendo confirmar a compra de jóias, relógios, botox e outras despesas efetuadas com dinheiro público através dos cartões corporativos destinados ao presidente e os seus e obrigá-los a devolver o que subtraíram dos cofres públicos.

O nome dos envolvidos são: LUIS INÁCIO LULA DA SILVA, MARISA LETÍCIA ROCCO CASA (ou MARISA LETÍCIA LULA DA SILVA), LURIAN CORDEIRO LULA DA SILVA, CLEVER PEREIRA FIALHO, ANDERSON FERREIRA DE AGUIAR, JOSE CARLOS FERNANDES, ADHEMAR PACIELLO FREIRE, MAURO AUGUSTO DA SILVA, MARIA EMÍLIA MATHEUS ÉVORA, JOSÉ ROBERTO DE ASSIS POSSA, JOSAFÁ FERNANDES DE ARAUJO, JOÃO D, SILVA NETO, JOSÉ IVO, JADIR JOSÉ DUARTE, JOÃO ROBERTO F. JUNIOR, DANIEL SIMOES DA VEIGA, ROBSON ROGER GARCIA TAVARES DE MELO, IVAN MOYSÉS AYUPE e KENNEDY FERNANDES FERREIRA.

Até o final da semana irão entrar também com uma ação popular contra a ex-ministra Matilde e o pedido de instauração de Inquérito Policial para apurar a prática de peculato.

E agora, será que o Lula também vai defender seus acusadores?

.

Nenhum comentário: