quinta-feira, 6 de março de 2008

World-Check – Brasil envia armas para a Venezuela

A grave denúncia do site World-Check de que vôos secretos para a Venezuela, através da brasileira TAM Linhas Aéreas, estariam transportando 31,5 toneladas de armas de fogo fabricadas no Brasil, foi anunciada primeiramente por um ouvinte no último programa "True Outspeak" de Olavo de Carvalho, na segunda feira. No dia seguinte, terça dia 04, apareceu também no blog do Aloisio e no mesmo dia, o Senador Arthur Virgilio denunciou durante a sessão deliberativa ordinária N.º 14 do Senado (Texto - Áudio) e convocou o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que ele se manifestasse perante os Senadores, o qual informou a ele que viria ao Senado, em seguida, para informalmente prestar esclarecimentos.

De acordo com o texto no site do Senador, parece que ele ficou satisfeito com os esclarecimentos. pois limitou-se a informar que "Romero Jucá, acrescentou que o ministro já lhe adiantara que a denúncia não tem fundamento" e não forneceu mais nenhuma informação.

O Jornal a Folha de São Paulo também traz uma matéria anunciando um desmentido por parte do Ministro. Porém, a suposta declaração limita-se a uma curta frase:
"Não tem fundamento!"

A TAM também emitiu uma nota dizendo que tratou-se de uma exportação de uma carga de 1,5 tonelada de revólveres Taurus para um importador venezuelano e que seguiu todos os trâmites legais e autorizações oficiais devidas.

O consultor Kenneth Rijock , responsável pela denúncia, por coincidência estava ontem no Rio de Janeiro palestrando no 4º Fórum Nacional de Prevenção a Crimes Econômicos e, entrevistado pela Folha declarou:
"Não se deve concluir que foi o governo. Isso está ligado a empresas privadas".
Ou seja, aqui ele está amenizando suas declarações, mas rebateu a declaração da TAM no site World-Check.

De acordo com as informações que constam na ficha do Sr. Rijock, no próprio site da World-Check, ele é um Advogado especializado em direito bancário, atuou como lavador de dinheiro e consultor de organizações ligadas ao tráfico de drogas durante mais de dez anos até ser preso. Para abater sua pena, passou a colaborar em investigações contra os crimes que praticava, inclusive para o FBI --a polícia federal americana. Portanto, com essa ficha, não dá para afirmar que trata-se de uma pessoa com credibilidade e, aparentemente "Não tem fundamento!" mesmo.

Porém, essa notícia atinge não só o Governo e a TAM, mas também seus funcionários, a Polícia Federal, os órgãos aeroportuários, a Receita Federal. Por isso é inconcebível que o ministro limite-se a dizer simplesmente que "Não tem fundamento!", assim como é inconcebível o silêncio do Senador Arthur Virgilio após oficializar uma denúncia. Se ele caiu em outra pegadinha como aquela do Guaraná Antártica que tenha humildade e assuma seu erro.

De qualquer forma, independente de a notícia ser falsa ou não e de esse carregamento da Taurus estar seguindo todos os trâmites legais, ela revela que o Brasil, o quarto maior exportador de armas leves do mundo, continua fornecendo(exportando) armas "irresponsavelmente" para locais que vivem caos político e conflitos ou que violam direitos humanos, conforme já foi denunciado em agosto de 2007 pela ONG Small Arms Survey, que acusa o Brasil inclusive de camuflar parte de suas vendas.

.

Nenhum comentário: