quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Vídeo do seminário "A realidade da Amazônia – Soberania ameaçada, farsa?"

O seminário "A realidade da Amazônia – Soberania ameaçada, farsa?", promoção conjunta da OAB/SP, ACSP, Sescon, Fecomércio, Fiesp e outras dezenas de entidades da sociedade civil foi realizado em 10/06/2008 no clube Espéria em São Paulo e reuniu mais de mil pessoas.
O evento teve as participações de:
- General Luiz Gonzaga Lessa, ex-comandante militar da Amazônia;
- Deputado Aldo Rebelo;
- Jonas de Souza Marcolino – índio macuxi, formado em pedagogia e um dos diretores da Sodiur, ONG que defende a permanência de não índios na reserva indígena Raposa da Serra do Sol, assim como sua demarcação em terras descontínuas;
- Denis Rosenfield, professor de Filosofia da UFRGS e articulista;
- Paulo Cezar Quartiero, empresário ex-prefeito de Pacaraima-Roraima;
- Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB/SP;
- Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo;

A delimitação de reservas indígenas, como a reserva Raposa Serra do Sol, continuam acontecendo na fronteira do norte do país, em áreas contínuas, onde a presença do Estado brasileiro é muito tênue. São áreas imensas que envolvem a questão ambiental, as riquezas mineiras, 96% das reservas de nióbio do mundo, ainda inexploradas, além da madeira, flora, fauna, a questão da biopirataria, biodiversidade e a água.

Como o seminário foi, e ainda é, um importantíssimo instrumento histórico e de pesquisa e não está mais disponível no site do Diário do Comércio conforme publicamos aqui, o blog O BERRO da Formiga colocou o mesmo no rapidshare para download.

O Vídeo tem 2 horas e meia de duração, está em formato IVR e pode ser assistido com o "Real Player".

Para baixar o vídeo, clique aqui.

Link atualizado em 09/03/10.

.

Nenhum comentário: