domingo, 5 de setembro de 2010

Dilma já foi micro empresária e QUEBROU em menos de 1,5 ano

Dilma já vendeu bugigangas e 'Cavaleiros do Zodíaco' no RS

Nem só de política e cargos públicos viveu a presidenciável Dilma Rousseff (PT). Entre uma função e outra no Rio Grande do Sul, ela investiu no mundo empresarial com uma loja de bugigangas importadas do Panamá.

O negócio, que durou um ano e cinco meses, fechou em julho de 1996 e é omitido de sua biografia oficial.

Com o nome fantasia de Pão & Circo, inspirado na estratégia romana para calar as vozes insatisfeitas, a empresa foi registrada para comercializar confecções, eletrônicos, tapeçaria, livros, bebidas, tabaco, bijuterias, flores naturais e artificiais, vendidos a preços módicos.

O forte, porém, eram os brinquedos, particularmente os dos "Cavaleiros do Zodíaco", animação japonesa sobre jovens guerreiros que fez sucesso nos anos 1990.

Na biografia oficial de Dilma na web, que exalta a fama de boa gerente da candidata, não há menção ao período em que ela foi sócia-gerente da Pão & Circo. Mesmo quando defendeu a criação de um ministério para pequenas e médias empresas, em maio, não mencionou o fato.

(...)

Os comerciantes mais antigos do Olaria se lembram de Dilma, dos contêineres e da lojinha. "A gente esperava uma loja com artigos diferenciados, mas, quando ela abriu, era tipo R$ 1,99. Eram uns cacarecos", afirma Bruno Kappaun, dono de uma tabacaria no local.


A simplicidade da loja e o baixo movimento de clientes também estão na memória dos comerciantes. "A loja era mal-acabada, com divisórias de tábua, um troço rústico. E, claro, não entrava ninguém ali", diz Ênio da Costa Teixeira, dono de pizzaria, lembrando que dois funcionários ficavam na loja e Dilma aparecia eventualmente.


Um terceiro comerciante, André Onofre, dono de um café no Olaria, acha que a loja não teve viabilidade econômica porque as "bugigangas" eram "muito baratas". "Foi uma experiência. Acho que ela não era do ramo."



Matéria completa na Folha







...mas, a culpa, foi de FHC! Lógico!





Dilma diz que sua experiência empresarial foi sepultada pela variação cambial



A candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, disse na tarde desta terça-feira que sua experiência no mundo empresarial foi sepultada pela "variação cambial" da década de 90. Segundo ela, o negócio quebrou por causa da disparada do dólar.
Entre 1995 e 1996, Dilma foi sócia gerente da Pão & Circo, empresa que importava bugigangas do Panamá para revender a lojistas de Porto Alegre (RS). Artigos de bazar e brinquedos, em especial os dos Cavaleiros do Zodíaco --animação japonesa sobre jovens guerreiros-- eram o forte do negócio.


"Quando o dólar está 1 por 1 e passa para 2 ou 3 por 1, ele [o microempresário] quebra. É isso que acontece com o microempresário, ele fecha. A minha experiência é essa e de muitos microempresários desse pais", disse a candidata.



Matéria completa na Folha





.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico pensando, se o Brasil estivesse nas mãos de Dilma nessa época, em que o dolar disparou em comparação ao real. E se isso mais uma vez acontecer, será que ela simplesmente fechará as portas do brasil, e colocara a culpa em quem ??? Obama !!!! para uma pessoa que consegue em um ano falir uma empresa de 1,99 , o que fara com uma empresa chamada Brasil, que tem milhões, ou bilhões em dividas ... mais especifico em torno de 231 bilhões de dolares, divida que vem crescendo desde o regime militar (1964). Em 1824 o Brasil faz o seu primeiro emprestimo 3 milhões de libras esterlinas o famoso emprestimo portugues... dai pra frente ferrooo ... o que será que Dilma vai fazer quando se apossar do nosso pais ??? Será que vamos pagar pra ver... abço a todos !!!
André Rocha
aezequias@hotmail.com