segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Como desmontar a cultura CHE

Em entrevista à jornalista Marlen Gonzalez, Benicio del Toro gaguejou, ficou mudo e, por fim, deve ter se arrependido amargamente da dita cuja. A primeira pergunta: “por que estrear um filme sobre Che Guevara numa cidade (Miami) onde vivem tantos cubanos vitimados por um sistema que ainda está implantado em Cuba? É uma provocação?” Benicio gagueja. E ela completa: “O filme traz uma imagem positiva do Che, e imagine que, se fosse sobre Hitler, estaria ofendendo aos judeus.” Ele diz que o Che não criou campos de concentração. E ela: “Estamos falando sobre assassinos. Não é o mesmo crime assassinar uma pessoa, cem ou cem mil?” E acrescenta: “Você sabia que o Che, quando esteve encarregado da prisão de La Cabaña, mandou fuzilar pessoalmente mais de 400 pessoas?” Benicio del Toro fala de pena de morte e ela contesta, já que foram execuções sumárias, sem julgamento. Ele afirma então que eram terroristas ligados ao ex-ditador Batista. (Santa inocência!) Ela o contesta, dizendo que foram assassinados por suas opiniões contra o governo revolucionário, por suas consciências. Ele fica muuuito desconfortável. A jornalista indaga por que o filme não mostra os fuzilamentos, os disparos que o próprio Che deu, em execuções, a sangue frio. O ator não sabe. E, por fim, ela pergunta se Benicio conhece a seguinte declaração de Che Guevara: “A forma mais positiva e mais forte que há, à parte de toda ideologia, é um tiro em quem se deve dar em seu momento”. “Não me lembro, exatamente”, responde ele. E ela lhe presenteia com o livro “Guevara: Misionero de la Violencia“, escrito por Pedro Corzo, historiador cubano e ex-preso político na ilha.

Ah, claro: a jornalista Marlen Gonzalez é de origem cubana.



Che: Part One e Che: Part Two (2008) são filmes de Steven Soderbergh.

Pedro Corzo mantém o Instituto de la Memoria Histórica Cubana contra el Totalitarismo.



.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre o filme do Che Cascão

O Walter Salles, banqueiro, fez um filme sobre esse crapula, o creetino Diarios de motocicleta. O titulo é idiota e o diretor mais ainda, pois se a revolução marxista vingar no Brasil, tipos como o banqueiro metido a diretor serão os primeiros a enfrentar o paredão.

- A esquerdalha está PUTA DA VIDA! Dizendo que o cara tinha que ter sido "preparado" - eu não sei como essa gente não tem VERGONHA de escrever tanta imbecilidade, palavra de honra! O camarada tinha que ter sido ADESTRADO pra ver se o vexame era menor!

Não tem adestramento que dê jeito, imbecis - não tem "preparação" que torne convincente a defesa de um psicopata sanguinário e de um regime tirânico e assassino - além de FRACASSADO, monumentalmente fracassado, retumbantemente fracassado!

Grato pela gagueira e pelos engasgos, del Toro - valeu! Não só por serem a expressão da sua óbvia estupidez e hipocrisia, como também por ter provocado manifestações de raivinha da patetalha nafionáu bravilêra, que está efperneando pacacete, como era de se esperar! De agora em diante, vou chamar você de "del Orango", tá legal? Não precisa agradecer: você MERECE!

http://br.youtube.com/watch?v=IZGTV6FbBXM&eurl=http://www.o-mascate.blogspot.com/