quarta-feira, 22 de abril de 2009

Tiroteio - MST usa jornalistas como escudo humano


O tiroteio acabou com oito feridos e foi registrado pelo repórter Felipe Almeida, da TV Liberal.



O tiroteio ocorreu em Xinguara, na fazenda Castanhais, da Agropecuária Santa Bárbara do grupo de Daniel Dantas, que tem 13 fazendas ocupadas pelo MST.

Os jornalistas são os repórteres Vitor Aor, Edinaldo Souza, João Freitas e Felipe Almeida e também a advogada Brenda Santis que foi quem levou os jornalistas à fazenda, para mostrar a invasão.

As Versões:

"os sem-terra tentaram invadir a sede da fazenda"
Funcionários da propriedade

“Os sem-terra obrigaram os jornalistas a ficar à frente do grupo, como se utilizassem um escudo humano. Não nos deixaram sair pela frente da fazenda. Só conseguimos retornar na tarde de domingo. Mesmo assim, o gerente da fazenda queria que nós ficássemos lá porque, para ele, éramos uma garantia de segurança. Mas nós não aceitamos porque não havia mais condições de permanecer lá."
Victor Haôr, repórter da TV Liberal


"Eles mandaram que desligássemos as câmeras e avisaram que íamos ficar com eles. Mandaram que continuássemos andando na direção dos seguranças. Andamos uns 50 metros e ainda alertamos os sem-terra que ia haver tiro. Eles disseram: "Vocês que estão na frente que se virem". Quando o tiroteio começou, todo mundo correu, mas não consegui correr e fiquei lá filmando e rezando para não acontecer nada comigo"
Felipe Almeida, cinegrafista da TV Liberal.

"Repórteres foram impedidos de gravar imagens dos sem-terra na caminhada até o retiro. Alguns sem-terra tomaram os equipamentos e, somente próximo do retiro São José, devolveram. Para piorar ainda mais a situação, os jornalistas foram feitos de escudo humano".
Ednaldo Sousa, repórter do "Opinião"

"Não houve cárcere privado de jornalistas e funcionários"
Polícia de Redenção, subordinada a governadora Ana Júlia Carepa(PT)

"Um dos trabalhadores rurais foi detido pelos seguranças da fazenda quando um grupo de integrantes do movimento entrou na mata para pegar lenha e palha para o acampamento"
MST


.

Nenhum comentário: