quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Hugo Chávez e Álvaro Uribe brigam durante cúpula no México


Sea varón, quédese aquí y hablemos de frente, porque usted a veces insulta en la distancia” (Uribe)



Se Agarraron Uribe Y Chávez

Un reclamo del presidente Uribe a su colega venezolano Hugo Chávez, por el embargo comercial contra Colombia, hizo que éste le contestara diciendo que desde aquí lo querían asesinar e insinuó que Uribe tenía que ver algo con ello.
“Vete al carajo”, le gritó Chávez a Uribe en el momento en que éste quiso interrumpirlo.
Cuando Chávez intentó retirarse, Uribe le dijo: “¡Sea varón, quédese aquí y hablemos de frente, porque usted a veces insulta en la distancia”. Y el presidente venezolano se quedó. La situación estuvo tan tensa que falto poco para que se fueran a las manos, según algunas versiones.
Todo paso al mediodía de ayer en la cumbre del Grupo de Río, que se realiza en Cancún (México). Anoche, Uribe y Chávez aceptaron conformar un grupo de países amigos que ayude a ambos gobiernos a superar las diferencias tras el duro altercado. .
El Tiempo


Hugo Chávez e Álvaro Uribe brigam durante cúpula no México
O presidente da Venezuela ameaçou deixar a cúpula de países da América Latina e do Caribe, após uma discussão na qual o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, comparou o tratamento dado por Chávez às empresas colombianas com o bloqueio americanpo a Cuba.

A discussão, durante um almoço fechado entre os 25 chefes de Estado e de Governo que participam da reunião, no balneário de Cancún, ameaça manchar o discurso de unidade vendido pelo anfitrião da cúpula, o presidente do México, Felipe Calderón.
Após Uribe reclamar do tratamento dado pela Venezuela às empresas colombianas, Chávez teria argumentado que o comércio entre os dois países cresceu oito vezes desde que ele chegou ao poder, em 1999.
Segundo fontes presentes no almoço, a discussão subiu de tom quando Uribe interrompeu a explicação de Chávez, que teria então soltado um palavrão e exigido que o colega o deixasse terminar de falar.
Segundo o relato de uma fonte colombiana à agência France Presse, Chávez teria acusado Uribe de planejar seu assassinato por um esquadrão paramilitar e fez menção de deixar o encontro.
Uribe teria então gritado: "Seja homem! Estas questões devem ser discutidas nestes fóruns. Você é muito corajoso para falar as coisas à distância, mas um covarde quando é para falar as coisas na cara".
A discussão teria sido apartada com uma intervenção do presidente de Cuba, Raúl Castro.
Calderón comentou as discussões em uma entrevista pela tarde e disse que os dois países “concordaram em conduzir as diferenças com um diálogo amistoso”.
Segundo ele, também houve um acordo para criar um grupo de países amigos para ajudar a Venezuela e a Colômbia a eliminar suas diferenças, formado por Brasil, Argentina, República Dominicana e México.
A crise diplomática entre a Colômbia e a Venezuela teve seu auge em 2008, quando o governo colombiano bombardeou um acampamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em território equatoriano, e voltou a se intensificar no ano passado, com a autorização da Colômbia para que os Estados Unidos instalem bases militares no seu território.
Diário do Comércio



.

Nenhum comentário: