sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alfonso Cano, líder da FARC tenta diálogo.


Por engano, esse blog retransmitiu a divulgação da prisão de Alfonso Cano, líder das Farc. Na verdade o capturado foi o "Didier", um dos homens de sua confiança. Alfonso Cano, por enquanto, continua solto. Mas é questão de tempo para que tenha o mesmo destino de seu ex-chefe, Raul Reyes.





O líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Alfonso Cano, propôs o diálogo ao presidente eleito do país, Juan Manuel Santos, que assume o cargo no próximo dia 7.

Em um vídeo datado de julho de 2010, divulgado pela revista Resistência, uma publicação ligada às Farc, o chefe guerrilheiro diz estar empenhado por uma saída política para o conflito armado no país, que já dura quase cinco décadas.

"O que estamos propondo hoje, mais uma vez, é que conversemos. Seguimos empenhados em buscar saídas políticas. Queremos que o governo reflita e não engane mais o país", disse Cano, que assumiu o comando do grupo em 2008 após a morte de Manuel Marulanda Velez, que fundou a guerrilha em 1966.

Cano propôs ainda debater a assinatura de um acordo militar com os EUA, que permite que os americanos controlem sete bases em território colombiano, além de discutir temas como direitos humanos e a questão dos prisioneiros de guerra.
Mais aqui.


FRONTEIRA EXPLOSIVA

Enquanto a diplomacia sul-americana discute a crise entre Colômbia e Venezuela, a situação na fronteira continua tensa. Quatro soldados morreram durante uma emboscada das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em Antioquia, no noroeste da Colômbia. Por outro lado, as forças de segurança obtiveram vitórias importantes com a detenção de um membro de alto escalão da guerrilha e a apreensão de explosivos.

Os soldados foram pegos em uma emboscada durante uma missão para proteger linhas de transmissão elétrica em uma região montanhosa, informou a agência EFE. Outros dois militares ficaram feridos.

Em Cali, a polícia local apreendeu uma tonelada de explosivos que seria usada pelas Farc. As autoridades não divulgaram se rebeldes foram detidos na operação.
Diário do Comércio






Veja o vídeo


Parte 01/03

Parte 02/03




Parte 03/03




http://www.youtube.com/watch?v=Fnm7trO2Liw
http://www.youtube.com/watch?v=JjCsDTG3Rwk
http://www.youtube.com/watch?v=2-_lCIQxIkI

.

Nenhum comentário: