sexta-feira, 30 de julho de 2010

Uribe 'deplora' declaração de Lula


"O presidente Lula já tomou conhecimento dessas declarações e não considera apropriado que se responda a esse comunicado", disse Marcelo Baumbach,porta-voz da Presidência do Brasil. e "O presidente Álvaro Uribe deplora que o presidente do Brasil se refira à nossa situação com a Venezuela como se fosse caso de assuntos pessoais", falou César Mauricio Velásquez, porta-voz da Presidência da Colômbia.









No mesmo dia em que chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) se reuniram para tentar encontrar uma saída para a crise entre Colômbia e Venezuela, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, enviou um comunicado dizendo "deplorar" os comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – de que o conflito entre os dois países não vai além do enfrentamento "verbal".

Coube ao porta-voz da presidência da Colômbia, César Mauricio Velásquez, ler o comunicado: "(O presidente da República Álvaro Uribe) deplora que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem cultivamos as melhores relações, se refira à nossa situação com a Venezuela como se fosse caso de assuntos pessoais". "Desconhece o presidente Lula o nosso esforço para buscar soluções através do diálogo".

Uribe mandou dizer ainda que Lula emitiu comentários "ignorando a ameaça que representa para a Colômbia e continente a presença dos terroristas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)". E reiterou as acusações contra a Venezuela: "a única solução que a Colômbia aceita (para solucionar a crise) é que não se permita a presença dos terroristas das Farc e do ELN (Exército de Libertação Nacional) em seu território .

Na quarta-feira, em referência ao conflito entre os vizinhos, Lula disse que era "tempo de paz e não de guerra". "Ainda não vi conflito. Eu vi conflito verbal, que é o que nós ouvimos mais aqui nessa América Latina", afirmou.

Lula deverá visitar Caracas em 6 de agosto e no dia seguinte participa da posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos. No começo da semana o presidente se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, com quem discutiu a crise. A Colômbia acusa a Venezuela de abrigar, com a anuência do governo de Hugo Chávez, guerrilheiros das Farc, incluindo vários líderes do grupo. Caracas nega que dê proteção à guerrilha.

Sem comentários – O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, afirmou ontem que Lula "não acha apropriado" comentar as declarações de Uribe. Segundo ele, é necessário "ter paciência" e "calma" até o dia 7 de agosto, data da posse do sucessor: "O presidente Lula já tomou conhecimento dessas declarações e não considera apropriado que se responda. Ele lamenta a situação entre Colômbia e Venezuela"



.

Nenhum comentário: