quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Bolívia entra na lista negra dos EUA

País é colocado ao lado da Venezuela e de Mianmar (ex-Birmânia) na lista dos que "fracassaram notavelmente", em cumprir os compromissos internacionais em combater a produção e o tráfico de drogas.

Os Estados Unidos determinaram ontem que a Bolívia não seja mais considerada um país que colabora na guerra contra as drogas e colocou o país em uma lista negra dos narcóticos. No entanto, La Paz continuará recebendo ajuda, apesar da expulsão mútua dos embaixadores na semana passada.

Em avaliação anual, a Bolívia foi colocada ao lado da Venezuela e de Mianmar (ex-Birmânia) na lista das nações que "fracassaram notavelmente", em cumprir os compromissos internacionais em combater a produção e o tráfico de drogas.

Os EUA decidiram, porém, manter os programas de incentivo a instituições democráticas e pequenos projetos na Bolívia e também na Venezuela.

O governo dos EUA alega que foi forçada a interromper todas as operações da agência norte-americana antidrogas, a DEA, na Bolívia por razões de segurança.
Diário do Comércio

.

Nenhum comentário: